O que são Leilões?

Os leilões são uma forma de se realizar a venda de bens, sejam eles móveis ou imóveis. Os bens vendidos em leilões podem ser provenientes de processos judiciais, de bancos, de seguradoras, de empresas ou de particulares. Qualquer um pode vender um bem através de um leilão, e, qualquer pessoa física maior de 18 anos ou pessoa jurídica podem comprar em leilões. Muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre o que é e quais são as modalidades de leilões, por este motivo, vamos te explicar neste artigo tudo o que você precisa saber sobre leilões, acompanhe!

Quais são as modalidades de leilões existentes?

Atualmente existem duas formas de leilões, os presenciais e os online, e também estas duas modalidades realizadas ao mesmo tempo.

Leilões presenciais

Tanto no leilão presencial como no online as ofertas de compra são realizadas através de lances, dados pelos interessados participantes. O lance geralmente começa com um lance mínimo pré-estabelecido, e os interessantes vão dando os seus lances até que o maior lance seja o vencedor e arremate o lote. A diferença entre um leilão presencial e um leilão online, é que o leilão presencial é realizado em um auditório com a presença do leiloeiro e dos interessados.

Leilão online

Já no leilão online o auditório em que é realizado o leilão é um auditório virtual, que fica no site do leiloeiro, e é aberto no dia e horário designados para o leilão, com a presença virtual do leiloeiro e dos interessados.

Quais bens estão disponíveis para compra em um leilão?

Como já citamos acima, qualquer tipo de bem pode ser levado à venda através de um leilão. Existem atualmente leilões de:
  • Joias;
  • Veículos;
  • Eletrônicos;
  • Salvados;
  • Frotas;
  • Obras de arte;
  • Imóveis;
  • Etc.

O que devo fazer para participar de um leilão?

Antes de entrar em um auditório de leilão, seja ele presencial ou virtual, é necessário que você leia o edital do leilão. Nele você encontrará as principais informações sobre o lote que está sendo leiloado, as condições de pagamento, lance mínimo, estado de conservação do bem, horário e local do leilão, comissão do leiloeiro dentre outras informações. Após, você se habilitar para participar do leilão, e então comparecer no local e horário designados para acontecer o leilão e dar os seus lances.

É mais vantajoso adquirir bens em leilões?

Se você busca adquirir um bem, seja ele móvel ou imóvel, por um preço abaixo do preço de mercado, então o leilão é a escolha certa para você. O preço dos bens vendidos em leilões podem chegar a até 50% a menos que o dos mesmos bens vendidos em lojas. Portanto, não restam dúvidas de que adquirir qualquer tipo de bens em leilões é muito vantajoso, pois você estará adquirindo o mesmo bem que encontraria em uma loja, porém, com um preço muito mais vantajoso.

Conclusão

A princípio, para quem não está habituado com esse mundo dos leilões, adquirir bens em leilões pode parecer um pouco complicado. Mas com um pouco de estudo e prática logo você estará craque em leilões e conseguirá adquirir bens e lucrar muito com a revenda deles. Uma ótima fonte de estudo sobre o universo dos leilões são os artigos do nosso blog, portanto, não perca os nossos artigos novos.