fbpx
Um veículo com passagem em leilão é o veículo que foi adquirido em leilão. Hoje em dia o interesse das pessoas em leilão tem crescido cada vez mais. Isso porque os veículos vendidos em leilões podem chegar a valores de arrematação de 30% a até 50% menores, que o valor do veículo na Tabela FIPE. Ficou curioso e quer saber quais são as vantagens de adquirir um veículo em um leilão? Então continue a leitura do presente artigo abaixo.

Por que os veículos são leiloados?

Os veículos vão a leilão geralmente por falta de pagamento de alguma dívida, como por exemplo:
  • Falta de pagamento de financiamento;
  • Sinistro;
  • Troca de frota;
  • Dívidas tributárias;
  • Dívidas trabalhistas;
  • Outros processos judiciais;
  • Dívidas de condomínio;
  • E quaisquer outras dívidas não pagas.
Ou seja, é o valor pago pela pessoa que arremata o veículo, que vai ser utilizado para o pagamento dessa dívida que levou o veículo a leilão.

O que são os leilões judiciais e os extrajudiciais?

Primeiramente, antes de falar das vantagens de se adquirir um veículo com passagem em leilão, é preciso esclarecer que existem dois tipos de leilões, os judiciais e os extrajudiciais. Nos leilões judiciais os veículos são provenientes de penhora em processo judicial. Por outro lado, no leilão extrajudicial, os veículos podem ser provenientes de financeiras, particulares e frotas.

Quais são as vantagens de adquirir um veículo com passagem em leilão?

A principal vantagem de se adquirir um veículo em leilão, é o fato de que os veículos são arrematados por preços de 30% a 50% menores que os valores da Tabela FIPE.

Vantagens de arrematar um veículo em leilão judicial

Em caso de leilões judiciais as vantagens em relação a valor de arrematação podem ser ainda maiores. Isso porque, no primeiro leilão judicial, o valor mínimo de lance é o valor da avaliação, que é realizada por um oficial de justiça avaliador. Mas se o veículo não for vendido no primeiro leilão, pelo valor mínimo da avaliação, haverá um segundo leilão. E, neste segundo leilão, o valor do lance mínimo é de 50% do valor da avaliação, o que pode ser muito vantajoso em relação a preço. Ainda, de acordo com o Novo Código de Processo Civil de 2015, os valores de arrematação de bens em leilões judiciais podem ser parcelados.

Vantagens de arrematar veículos em leilões extrajudiciais

Da mesma forma, nos leilões extrajudiciais, os preços dos veículos são menores que os praticados no mercado. Porém, as condições de pagamento do valor da arrematação podem variar de leiloeiro para leiloeiro, por este motivo, consulte as condições no edital do leilão antes de dar os seus lances. Outra vantagem dos leilões judiciais de veículos, é que os valores de dívidas anteriores, como os impostos e parcelas de financiamento em atraso, são de responsabilidade do antigo proprietário.
Confira também nosso e-book GRATUITO “Leilão, Investimentos de Alto Retorno”

É possível contratar um seguro auto para o veículo com passagem em leilão?

Ao contrário de muitos boatos propagados por aí, outra vantagem de se adquirir um veículo em leilão é que os veículos, desde que cumpram algumas regras impostas pelas seguradoras, podem sim ser segurados.