Leilão online é seguro?

Os sites de leilões online estão cada vez mais conhecidos no Brasil, e muitas pessoas tem interesse em participar destes leilões. Isso porque, nos leilões, os bens têm preços atrativos e vantajosos. No entanto, mesmo com todas as vantagens oferecidas pelos leilões online, muitas pessoas têm dúvidas quanto à segurança de se participar desses leilões. Tendo em vista o aumento do número de pessoas que vem caindo em golpes praticados através destes sites. Por este motivo, neste artigo vamos te ajudar a identificar quais são os fatores determinantes para saber se o site de leilão online é seguro. Portanto, continue sua leitura e siga as nossas dicas abaixo.

Como são realizados os leilões online?

Os leilões online são realizados através da internet, diretamente nos sites dos leiloeiros. E nestes leilões, não há a necessidade dos interessados em arrematar os bens disponíveis, estarem presencialmente participando do leilão. Esta forma de leilão é muito vantajosa, porque os interessados tem a possibilidade de avaliar em diversos sites quais são os bens de seu interesse. E  também de avaliar quais são os leilões que atendem melhor às suas expectativas. Isso tudo pela internet, sem sair do conforto de suas casas.

Como saber se o site de leilão online é seguro?

Com tantos relatos de golpes aplicados através de sites falsos de leilões, é de extrema importância, verificar se o site de leilões que você conhece é seguro.

Verifique a URL do site de leilões

O primeiro passo para verificar a segurança de um site de leilão online, é verificar se a URL do site é brasileira. Ou seja, verificar se o domínio do site foi registrado no Brasil. Isso porque, os sites criados para aplicar golpes geralmente têm os seus domínios registrados em outros países. Porque assim, estes sites não correrem o risco de serem descobertos e posteriormente processados aqui no Brasil.

Verifique o registro do site de leilões

Para saber em qual país o site foi registrado, basta entrar neste site www.whois.net e realizar uma pesquisa gratuita para saber quando e por quem o site foi criado. Se atente à data de criação do site, pois quanto mais recente a data de criação do site, maior a probabilidade do site ter sido criado para a aplicação de golpes.

Verifique se o site de leilões possui certificação de segurança

Ainda com relação ao endereço do site, verifique se no início do endereço contém o “https://”. Este é o indicativo de que o site tem certificação de segurança, além de realizar a criptografia dos dados dos seus usuários.

Verifique se o leiloeiro possui registro na Junta Comercial

Outra informação muito importante que deve ser verificada, é pesquisar junto à Junta Comercial do estado do leiloeiro, se ele tem um registro. Pois apenas leiloeiros registrados podem oferecer seus serviços, e falsos leiloeiros não estarão registrados na Junta Comercial.

Verifique o número de telefone da empresa de leilões

Você poderá também ligar para o número de telefone que consta no site de leilões, para saber se o número de telefone realmente existe e se ele é o número da empresa.

Verifique o endereço da empresa de leilões

E para ainda mais segurança, você poderá ir pessoalmente até o endereço disponível no site para verificar a veracidade da informação.

2 respostas

Os comentários estão desabilitados.