Veículos em leilões costumam custar bem mais barato que um carro novo, ou mesmo um seminovo nas mesmas condições, vendido diretamente numa concessionária. Entenda aqui os pormenores do leilão de veículos e se essa forma de aquisição de carros e motos vale a pena para você. O preço não é a única coisa que muda a respeito dos automóveis quando estamos falando dos leilões. Hoje em dia, com o advento da internet, o Leilão de Veículos costuma ser feito diretamente na internet, de forma prática, fácil e rápida, sem nem precisar sair de casa. Basicamente, os automóveis vão ao leilão por três principais motivos: Apreensão pelos órgãos de trânsito; Veículos que não tiveram as prestações do financiamento pagas; e por fim, Veículos que passaram por catástrofes e foram recuperados. Nos leilões de veículos só existem dois tipos de itens: os conservados, que apresentam condições de segurança para trafegar normalmente; e, a sucata, que não está apta para trafegar e pode ser comprada apenas para ter suas peças reutilizadas. Confira abaixo o texto que preparamos para você sobre alguns detalhes do leilão de veículos aqui no Brasil! 😀

O LEILÃO DE VEÍCULOS VALE A PENA?

Quer seja para fazer a compra de carros ou motos, o leilão de veículos costuma sim valer a pena. De acordo com uma pesquisa da Folha de São Paulo, é possível encontrar nessas vendas, carros com um valor de 30% abaixo do valor da Fipe. Para aproveitar esses descontos, é preciso prestar atenção nos detalhes dos veículos. Se possível, é recomendado levar a um mecânico de confiança para que o mesmo avalie o veículo. Recomenda-se a checagem da situação do veículo, em se falando de multas, dívidas, pendências e a procedência do automóvel. Carros mais velhos costumam ser menos interessantes e exigir mais reparos, por exemplo. Em resumo, a resposta para essa pergunta é: depende do carro comprado. Normalmente é necessário fazer algum tipo de conserto, como trocar o óleo do motor, substituir pneus e assim por diante, por isso é importante fazer uma longa análise do bem para adquirir o em melhor situação possível!

REGRAS GERAIS DO LEILÃO DE CARROS

Para participar de leilões de automóveis no Brasil, é necessário ser conhecedor de alguns pormenores. Por exemplo:
  • O carro será comprado a vista, sem parcelamentos. Isso significa que você precisa ter todo o dinheiro para comprar o carro;
  • Além do valor do carro, o comprador também paga cerca de 5% do valor de comissão para o leiloeiro; e a taxa de transferência de propriedade.
Lembrando que essas são apenas regras gerais, e outras podem existir para os casos específicos de leilões de veículos de outras plataformas. Nossa dica aqui da redação, é que você analise todos os pormenores do veículo afundo, garantindo que está fazendo um bom negócio! Esperamos que a breve análise que fizemos aqui lhe tenha sido útil e proveitosa. Aguardamos seu retorno aqui no blog para mais um texto brevemente. Um grande abraço e até mais!