Como fugir do golpe de leilões online?

Muitas pessoas já foram enganadas no golpe do leilão online, nos quais elas arremataram bens, pagaram pelos bens, mas não os receberam. Antes de realizar um cadastro e dar lances nos bens lá disponíveis, é necessário verificar a idoneidade destes sites para não correr o risco de cair em um golpe. Para saber como verificar a idoneidade dos sites de leilões, confira o artigo “Leilão Online é Seguro?”. E se você ficou curioso e quer saber como não cair no golpe do leilão? Então continue sua leitura.

Dicas para fugir do golpe de leilões online:

Infelizmente pessoas inidôneas frequentemente utilizam a internet para aplicar golpes e ganhar dinheiro de forma indevida.

Como os golpes são aplicados em leilões online?

O golpe do leilão online é aplicado através de sites falsos de leilões. Esses sites tem interfaces muito parecidas com as dos sites de leilões idôneos. Esta similaridade é o que dificulta a diferenciação entre os sites de leilões verdadeiros e os sites falsos.

Como fugir dos golpes de leilões online?

Mas mesmo com tamanha semelhança existente entre os sites verdadeiros e os sites falsos, existem formas de se precaver para não cair no golpe do leilão online.

Verifique o número de telefone do leiloeiro

Em primeiro lugar, uma das formas mais simples de evitar o golpe do leilão online, é verificar o número de telefone que consta no site de leilões. Ligue para o número para saber se ele existe é se ele é o número de telefone da empresa de leilões.

Verifique o endereço disponível no site de leilões

Em segundo lugar, outra forma de verificar se o site de leilões é verdadeiro é ir até o endereço fornecido no site. Assim, você poderá ver pessoalmente se o endereço da empresa de leilões realmente existe. Isso porque, os sites falsos costumam fornecer endereços falsos.

Verifique se o leiloeiro possui registro na Junta Comercial

Analise também se o leiloeiro do site tem registro na Junta Comercial do seu estado. Pois, apenas os leiloeiros autorizados possuem este registro, logo, se o leiloeiro do site não é registrado, desconfie.

Desconfie de ofertas muito tentadoras

Outra dica muito importante para não cair no golpe é, desconfie de ofertas muito tentadoras com preços incrivelmente abaixo doa praticados no mercado. Os valores dos bens vendidos em leilões realmente são menores que os valores dos bens vendidos no mercado. Mas, você nunca encontrará, mesmo em um leilão, um bem para venda por 10%, 15%, 20% do valor de mercado, por exemplo. Ofertas muito tentadoras costumam sinalizar golpes, portanto, fique atento.

Verifique a reputação da empresa de leilões na internet

Ao encontrar um site de leilões online, verifique em sites de reclamações na internet a reputação da empresa de leilões. Nos sites de reclamações, veja se existem relatos de golpes aplicados pela empresa. Da mesma forma, veja se há relatos de falta de entrega de bens adquiridos, dentre outras reclamações.  

Verifique o edital do leilão

Procure pelo edital do leilão no site, pois um grande indicativo de site criado para aplicação de golpes é quando os bens lá disponíveis não possuem editais.

Realize uma vistoria pessoalmente

Por fim, uma das dicas mais importantes, antes de arrematar um bem pela internet, faça uma visita pessoalmente para realizar uma vistoria. Mesmo em leilões realizados pela internet, as empresas de leilões disponibilizam datas para visitas aos bens, nunca arremate um bem apenas pelas fotos.