Como se ganha dinheiro em leilões?

Que os leilões movimentam boa parte da economia do nosso país, não é segredo para ninguém. Afinal, quem tem dinheiro para comprar a vista, tem a possibilidade de pegar um imóvel, terreno ou até mesmo automóvel por um custo realmente baixo. No entanto, muita gente acaba vendo os leilões como uma forma lucrativa de investimento, comprando imóveis para alugar, revender, dentre outros. Mas a grande dúvida que fica é: Como ganhar dinheiro em leilões? Será mesmo que é possível lucrar com leilões? Bom. Essas e outros perguntas, serão esclarecidas a seguir. Confira.

Um olhar nas estratégias para ganhar dinheiro em leilões

x
Existem diversas estratégias de sucesso que te permitem lucrar com os leilões. Para isso é válido desde um estudo criterioso do bem que você pretende dar o lance, seja um imóvel, carro ou terreno, até técnicas que devem ser utilizadas durante a realização da exposição, ou certame, como é conhecido no meio dos leilões. Contudo, para quem pretende ganhar dinheiro através de leilões, existe uma técnica que é unânime para garantir o sucesso do retorno financeiro: o giro rápido, através da especulação.

O que é giro rápido?

Como o próprio nome sugere, giro rápido é o poder de repassar aquela “peça” comprada de forma rápida e com lucro. Para que você entenda melhor, vamos demonstrar na prática como funcionaria isso com um apartamento. Supondo que esse imóvel esteja avaliado em 300 mil reais por exemplo, e estiver em leilão, ele se tornaria vantajoso se a venda fosse estabelecida até a metade do preço, ou seja, até 150 mil reais. Isso porque, se você comprar este imóvel, você consegue revendê-lo por até 250 mil reais. Agora, cá entre nós: Isso é ou não é um bom negócio?! A verdade é que sai vantajoso tanto para você, que compraria o imóvel para revender, quanto para quem for comprar de você, por exemplo. No final das contas, ao optar por revender o imóvel, você teria 100 mil reais de lucro em cima do apartamento. Mas caso prefira, você pode colocar o imóvel para a venda, estabelecendo o preço exatamente dentro do valor avaliado, isto é, 300 mil reais. Assim, você pode ter um lucro até maior, caso possa esperar mais por um comprador que não vá levar em consideração a facilidade de competição do mercado, pois você estaria colocando o imóvel à venda no mesmo valor dos outros imóveis da região.

Cuidados ao investir nos leilões

É sempre válido lembrar que nem tudo são flores quando se trata dos leilões. Para que você ganhe dinheiro de verdade, é preciso calcular diversos quesitos que vão muito além do giro rápido, que é apenas uma das opções citadas neste artigo. Com isso, para ganhar dinheiro com leilões de fato, é importante fazer uma soma simples: valor do deslocamento até o leilão (caso não seja online) + valor da mercadoria ou lote + ajustes e reparos que podem precisar ser feitos + possível necessidade de documentação + transporte da mercadoria ou lote + custos para que a venda aconteça Se o valor da mercadoria/lote somado a todos esses quesitos, ainda for menor do que o valor que será revendido, aí sim, o lucro é certo!

Dicas de como ganhar dinheiro com leilões

Antes que você saia por aí fazendo ofertas pelos lotes, frequente leilões presenciais ou online. Fazendo isso, fica mais fácil de você se ambientar e entender como funciona o processo de vendas. Fique atento a todos os detalhes do edital do leilão. Nele, é possível saber quais as regras das ofertas e dos lances, assim como as taxas, os preços, datas importantes e também os prazos. Além do mais, é importante sempre pesquisar o valor de mercado que o produto se encontra, para saber se o preço final oferecido no leilão, valerá mesmo a pena para uma possível revenda. No entanto, é válido lembrar que você precisa estabelecer um limite de gastos no leilão. Sem isso, são grandes as possibilidades de gastar mais do que o previsto, comprando mercados desnecessários e que nem sempre estão em preços tão vantajosos diminuindo a sua margem de lucro.

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.